Responsabilidade ambiental

Pequena Central Termoelétrica


Pequena Central Termoelétrica - Capão do Leão/RSPreocupada com impactos ambientais e visando diminuir os custos de energia elétrica e do frete para descarte da casca do arroz, a SLC Alimentos, em maio/2012, implantou na sua unidade de Capão do Leão/RS uma Pequena Central Termoelétrica (PCT), com capacidade para produzir até 4,1 MWH a partir da queima da casca de arroz gerada nos processos internos.

A PCT produz energia suficiente para abastecer toda a indústria de Capão do Leão/RS e ainda gerar excedente para comercialização. Possui atualmente 23 funcionários.

 

 

Coleta Seletiva

A empresa adotou a separação de lixo como uma forma de reciclagem interna. As lixeiras para a coleta seletiva são coloridas conforme o padrão internacional, o que facilita a sua identificação para descarte.

 

Destinação de Resíduos

Desde novembro de 2014, a Unidade de Capão do Leão vem realizando a incorporação ao solo dos resíduos provenientes da queima da casca de arroz, atividade pioneira na região. A mistura ocorre a partir da agregação da cinza com a terra, que, após a saturação, fica pronta para o plantio de azevém. Além disso, a empresa possui parceria com a Universidade Federal de Pelotas, que realiza toda a pesquisa necessária para o reaproveitamento dos resíduos industriais e sua destinação adequada.

Antes do tratamento com cinzas de arroz Depois do tratamento com cinzas de casca do arroz

   

 

 

 

 

 

Estação de Tratamento de Água

Estação de Tratamento de Água - Capão do Leão/RSA Estação de Tratamento de Água (ETA) é abastecida através de poços artesianos, desde setembro de 2011. Essa água passa por um conjunto de processos físicos e químicos, destinado a transformar a água própria para o consumo industrial, especificamente para o processo de pré-cozimento do arroz parboilizado e resfriamento das torres de condensação de vapor da geração elétrica. Com isto a planta é autosuficiente na produção de água para os seus processos.

 

 

Estação de Tratamento de Efluentes

Estação de Tratamento de Efluentes - Capão do Leão/RSNa Estação de Tratamento de Efluentes (ETEL), é tratado todo o efluente gerado pelos processos da indústria, bem como, o efluente das fossas sépticas. O Tratamento é uma combinação de processos físicos, químicos e biológicos que reduzem a carga orgânica do esgoto e do efluente antes de seu lançamento em corpos hídricos. Após o tratamento, este pode ser reutilizado para limpeza de calçadas, ruas, no lavador de gases da indústria, para irrigação de plantas, etc. Processo desde setembro de 2011.