Dicas para o almoço da Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa, como todos sabem, é dia de deixar a carne vermelha de lado. A tradição é consumir apenas peixe, e a procura por pescados aumenta muito nessa época. Vimos no site Hagah indicações da chef Luciane Scavone dos melhores tipos de peixes para cada tipo de preparo para caprichar no almoço com a família. Além da tradição, o consumo de peixe repõe importantes nutrientes no nosso organismo, como Omega 3. Confira!


Peixes para cozinhar no vapor

Essa é a forma de preparo que mais preserva os nutrientes dos alimentos assim como seu sabor. A chef indica preparar tainha, linguado branco, truta, namorado e anequim a vapor, com caldos aromatizados e temperos como limão, sal, salsa, alho poró ou pimenta. Não só é delicioso como saudável.

Peixe ensopado
Anequim, atum, badejo, cação e meca são os peixes mais indicados para um ensopado. Isso porque, caso estejam congelados, são os que mais agüentam a variação de temperatura. É só tirá-lo do congelador e colocar direto na panela, mas ele deve ser consumido todo. Para temperos, sal, limão e pimenta grão preta são boas dicas.

Peixes assados
Ao assar o peixe, deve-se ter cuidado maior com os mais magros, pois podem ficar ressecados. Envovê-los com vegetais como alface, ou também em papel alumínio e regá-los sempre com temperos podem evitar o ressecamento. Temperados com limão e sal, os peixes anchova, tainha e salmão são os mais indicados para assar.

Peixes grelhados
Se você quer um peixinho grelhado, prepare um linguado branco, tainha, robalo, salmão ou badejo com sal, limão e tomilho. O peixe grelhado, segundo pesquisa da Harvard School of Public Health, diminui em 27% o risco de enfarto em pessoas com mais de 65 anos de idade.

Peixes fritos

Preparo preferido dos brasileiros, fritar o peixe exige mais cuidado na escolha e deve-se optar pelos que tem menos gordura. Os peixes badejo e namorado são os mais recomendados, pois são mais leves. Tempere com alho, sal, limão e louro e aproveite o almoço.

Fonte: Hagah RS

20abr

Deixe seu Comentário